terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Eu li: Coleção Jogos Vorazes



COLEÇÃO JOGOS VORAZES - Suzanne Collins

1.Jogos Vorazes


O que antes era a América do Norte, tornou-se Panem, um conglomerado formado por 13 distristos e comandado pela Capital. O 13º distrito foi completamente destruído por ter se rebelado contra Capital. A fim de relembrar aos demais distritos dos horrores da guerra e evitar novos levantes, foram estabelecidos os chamados "jogos vorazes". Cada distrito envia uma pessoa de cada sexo entre 12 a 18 anos, chamados "tributos" e estes são colocados em uma arena onde devem lutar até a morte. Esse é o ambiente em que se desenvolve a história. Katniss, de 16 anos, orfã de pai, morto nas minas de carvão ( a principal atividade do distrito 12) se oferece como voluntária para substituir sua irmã mais nova, que foi escolhida para ir aos jogo vorazes. Juntamente com Peeta Merllak, Katniss representará o distrito 12 naquela que será um edição de jogos inesquecível.

2.Em chamas

Por meio de uma gambiarra, Katniss e Peeta conseguem vencer juntos os jogos vorazes. A Capital, entretanto, não vê com bons olhos essa atitude. Durante a Turnê dos Vitoriosos é possível notar os efeitos que o artifício usado por Katniss exerce nos demais distritos. Enquanto isso, começam as preparações para o Massacre Quartenário, um tipo de edição especial dos jogos que ocorre a cada 25 edições dos jogos vorazes. Dessa vez, os tributos serão sorteados entre os vitoriosos.  Assim, Katniss está de volta à arena.

3.A esperança

Acontece um grande evento no final do segundo livro. Katniss foi resgatada pelos rebeldes, comandados pelo distrito 13 e será preparada para ser o símbolo da revolução que poderá por fim à hegemonia da capital.

Pronto, tentei não dar muitos spoilers, mas não dá para falar de uma coleção sem revelar alguns detalhes, né? Bem, fiquei simplesmente hipnotizada pelo primeiro livro, terminei em 1 dia e meio, porque estava economizando. Mas mesmo depois do livro fechado, a história não saía da minha mente. Suzanne Collins vai construindo a tensão durante o capítulo e condena o clímax na última frase. Nós somos apresentados a uma realidade extrema e junto com ela, conhecemos personagens marcantes que cativam nossos sentimentos, seja amor seja ódio, o que não dá é para ficar indiferente.
A preparação para os jogos, para mim, foi uma das melhores partes. Ver os personagens chocados com a diferença desproporcional entre a riqueza  da capital e as condições terríveis a que eram submetidos as pessoas nos distritos. Os jogos em si contém uma parte meio parada, em que as coisas se desenvolvem longe dos personagens principais, mas a reta final é bastante emocionante.
O segundo livro, vemos os impactos da artimanha de Katniss, a comoção causada nos distritos e um fio de compreensão de que as coisas podem ser mudadas, mas também o quanto isso será perigosos para as pessoas que Katniss mais ama.  O massacre quarternário é eletrizante.
No terceiro livro, o negócio começa a se arrastar. A arena dos jogos foi destruídas e os rebeldes resgataram Katniss, Beete e Finick, deixando para trás Peeta, Joana, entre outros.  Os resgatados são levados para o distrito 13 que está reconstruido e a todo vapor no subterrâneo de suas antigas ruínas. A gente fica esperando pela batalha final que só falta não chegar e quando chega, passa batida... Katniss passa mais tempo dopada do que acordada.
Com o resgate de Peeta vem a invenção maluca de telessequestros, que não dá para engolir nem com muita boa vontade. Só falta não acabar... Acho que podia ter sintetizado mais e colocado a essência desse livro forma integrada ao segundo livro.
Está previsto o filme baseado no primeiro livro para esse ano, vamos ver no que vai dar!



Que a sorte esteja sempre ao seu favor!

foto: http://garotait.com.br/dicas/indicacoes-de-ferias/

Se você quiser ler uma resenha de gente grande sobre essa coleção, veja os links abaixo:
Jogos vorazes
Em chamas
A esperança

3 comentários:

  1. Hunger Gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaames! *-*
    Provavelmente o melhor livro que eu li no ano de 2010. Ainda bem que você gostou também! =D
    Vamos esperar o filme!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Correspondente Anônimo4 de janeiro de 2012 19:03

    Vamos torcer pro filme (ou filmes) ser tão bom quanto os livros. Exceto o terceiro livro, cujo filme pode ser melhor...

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Há tempos não lia um livro tão bom, ou melhor, 3 livros tão bons!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...